Avaliação do grupo: apresentação 24/10. Grupo: Porque trabalhar Educação Digital na Educação Infantil? (Josiane, Paula, Ângela, Joana)
1-Domínio das tecnologias
O grupo mostrou ter domínio das tecnologias especialmente pelos recursos utilizados no blog. O blog está bem estruturado e demonstra o grande interesse que o grupo tem pelo assunto em questão. Os vídeos, as imagens e os links relacionados deixam evidente este domínio pela tecnologia e busca por um blog diversificado e dinâmico.
2-Blog se estrutura em um projeto de aprendizagem? (problema, dúvidas temporárias, certezas provisórias, objetivos, planejamento, pesquisa)
Sim! Pelos textos e análises apresentados no blog, percebemos o quanto esse projeto do grupo é de aprendizagem. O interesse, a motivação e as relações estabelecidas ao longo das construções apresentadas no blog e na apresentação assumem uma postura de aprendizagem e conhecimento constantes. O problema, a dúvida que deu o “pontapé” inicial do projeto de aprendizagem do grupo mostra a preocupação das colegas em torno de um assunto (educação infantil) que é comum em seus contextos, em suas realidades e interesses profissionais.
3-Coesão do grupo
O grupo, durante a apresentação, mostrou conhecimento em relação ao projeto de aprendizagem trabalhado e envolvimento constante. As partilhas das experiências das colegas tornaram a apresentação coerente com sua pesquisa. Em relação ao blog, percebemos que apenas duas colegas do grupo estão realizando postagens no blog. Seria interessante que as outras colegas também pudessem experienciar esse espaço tão interessante do blog. Avante gurias!
Sejam todos bem-vindos ao "mundo da curiosidade e da investigação", onde nós, alunas do P.A. ENSINO E APRENDIZAGEM NO MUNDO DIGITAL, buscamos conhecer e problematizar a Educação Digital na Educação Infantil.Adentre esse mundo novo e venha fazer parte de nossos debates a respeito desse tema!!!
Porque é tão difícil para os professores, de modo especial trataremos os que estão ligados a educação infantil, incluir-se no mundo digital? Porque há aulas de informática para crianças da educação infantil? Será que é realmente importante para elas esse tipo de aula nessa faixa etária? E os Qual a formação do profissional que trabalha informática na educação infantil? Eles têm conhecimentos pedagógicos ou possuem apenas conhecimentos técnicos? Que tipo de atividades são/seriam ideais pra trabalhar com educação infantil em um laboratório de informática?
CERTEZAS PROVISÓRIAS
Como certezas provisórias, nós concordamos que as crianças estão mais aberta para o novo que os adultos. Isso não significa que elas aprendem mais que os adultos, mas sim que se arriscam mais e não se escondem do desafio.Elas são capazes de enfrentar melhor seus desafios na área da informática, especialmente se bem estimuladas e incentivadas.
PLANEJAMENTO E METODOLOGIA
Faremos entrevistas com crianças de educação infantil com questionários fechados, usando apenas sim e não como resposta.Entrevistaremos professores titulares de turma de educação infantil para relatar como eles vêem a ferramenta digital nas aulas.Entrevistaremos também professores de informática de educação infantil para verificar o que ensinam e como ensinam informática para essa faixa etária. Também queremos verificar a formação específica deste profissional.
Você acha importante o ensino de informática para crianças a partir dos 4 anos de idade?
2 comentários:
Avaliação do grupo: apresentação 24/10.
Grupo: Porque trabalhar Educação Digital na Educação Infantil?
(Josiane, Paula, Ângela, Joana)
1-Domínio das tecnologias
O grupo mostrou ter domínio das tecnologias especialmente pelos recursos utilizados no blog. O blog está bem estruturado e demonstra o grande interesse que o grupo tem pelo assunto em questão. Os vídeos, as imagens e os links relacionados deixam evidente este domínio pela tecnologia e busca por um blog diversificado e dinâmico.
2-Blog se estrutura em um projeto de aprendizagem? (problema, dúvidas temporárias, certezas provisórias, objetivos, planejamento, pesquisa)
Sim! Pelos textos e análises apresentados no blog, percebemos o quanto esse projeto do grupo é de aprendizagem. O interesse, a motivação e as relações estabelecidas ao longo das construções apresentadas no blog e na apresentação assumem uma postura de aprendizagem e conhecimento constantes. O problema, a dúvida que deu o “pontapé” inicial do projeto de aprendizagem do grupo mostra a preocupação das colegas em torno de um assunto (educação infantil) que é comum em seus contextos, em suas realidades e interesses profissionais.
3-Coesão do grupo
O grupo, durante a apresentação, mostrou conhecimento em relação ao projeto de aprendizagem trabalhado e envolvimento constante. As partilhas das experiências das colegas tornaram a apresentação coerente com sua pesquisa.
Em relação ao blog, percebemos que apenas duas colegas do grupo estão realizando postagens no blog. Seria interessante que as outras colegas também pudessem experienciar esse espaço tão interessante do blog.
Avante gurias!
Grupo Avaliador: Felician, Gisele, Julia.
Obrigada pela avaliação de vocês!
Esperamos que com nosso trabalho ajudaremos aos colegas e as pessoas que se interessem por esse tema.
Valeu!!!
Postar um comentário