terça-feira, 14 de outubro de 2008

Currículo e Web 2.0

A Web 2.0 surge como uma nova tecnologia e um novo meio de ensino-aprendizagem que, por seu método diferenciado, acaba pedindo uma mudança paradigmática e curricular da escola.
Através da web 2.0 o computador e a Internet não são vistos unicamente como um meio de pesquisa. Jogos e informação mas sim, como um meio de aprendizagem. Com essa nova tecnologia “os internautas por meio da web realizam interações, trocas e realimentam a rede, tornando a web um ambiente que se atualiza constantemente” (TREIN, 2008,p.4)
Assim sendo, o aluno não irá apenas pesquisar no computador, mas será um objeto de pesquisa a partir do momento que cria seu blog, sua página na web ou passa a “freqüentar” ambientes de interação como o orkut, por exemplo.
Com o uso da web 2.0 no nosso dia-a-dia escolar haveria a necessidade de se trabalhar através de uma Pedagogia de Projetos, que instiga o aluno a não ser apenas um aprendiz, mas sim um pesquisador; onde, o professor funciona como um mediador e não mais como o centro do conhecimento. Nessa pedagogia, os assuntos pesquisados partem da curiosidade e problematização dos alunos, ou seja, é através de suas dúvidas e/ou certezas provisórias que o aluno buscará, pesquisará, etc.
Com tantas idéias e inovações do ponto de vista do ensino-aprendizagem, certamente a web 2.0 irá causar uma ruptura positiva dos paradigmas que, no campo da educação, pouco mudaram. Mas para isso, o professor também precisa mudar, se disponibilizar a estudar junto com os alunos, a buscar e conhecer o que a curiosidade os fez pesquisar.
Porém, como a tecnologia é um desafio e o ensino-aprendizagem através desse método ocupa mais tempo do professor e do aluno, a maioria não aceita essa nova forma de ensinar por comodismo, por medo do desconhecido, por não gostar de desafios, etc.
Enfim, para que haja o uso, digamos, correto da web 2.0 é preciso que, em primeiro lugar, haja uma mudança na organização do currículo, na forma de ver e pensar o ensino e na forma de ser aluno e ser professor. Penso, que ainda há muito caminho pela frente, caminho esse que, provavelmente, será árduo, mas uma luta que, vencida, trará grandes frutos e melhorias.
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