quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Hoje, nas práticas pedagógicas, são usadas TDVEs, porque antigamente eram usados apenas livros, revistas, jornais, noticiários, televisão, etc. Hoje temos informações em frações de segundos, principalmente com o uso da internet.
E, como a internet, vem se tornando um meio de aprendizagem, de busca, de pesquisa; estão, aos poucos, surgindo cada vez mais tecnologias digitais. Podemos perceber que a concepção de aprendizagme, de como se dá o conhecimento, no aluno, mudou!
Conforme Lock (1960, p.2) " na concepção emprirista, o aluno é visto como uma tábua rasa, onde seus conhecimentos não são valorizafos e que o aluno apneas deve absorver o que lhe é ensinado."
Porém, graças aos novos conhecimentos que temos hoje, isso está mudando, estamos nos preocupando com o aluno; procurando saber como se dá a origem de seus conhecimento. Já temos novas teorias sobre essa origem do conhecimento, novas descobertas da psicanálise, da psicologia...
Assim sendo, as novas descobertas, os novos conhecimentos e formas de ensinar e de aprender unidas à internet, farão com que haja uma mudança de paradigma e com que a nossa prática pedagógica adquira cada vez mais ótimos resultados!

Nenhum comentário: