domingo, 23 de novembro de 2008

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Desde sempre, os teóricos e estudiosos tentam “desvendar” os mistérios da mente humana, de como ocorre a aprendizagem nos alunos. Muitas teorias já surgiram até hoje, conheçamo-nas para ver em qual delas, ao uso das tecnologias hoje, se encaixa:

Teoria Empirista Behaviorista Comportamentalista

Principais Teóricos: Watson e Skinner

Fatores Internos e externos que interferem no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem:
Influência de fatores externos do ambiente e da experiência da criança em relação ao seu comportamento. Se houver ruídos toda vez que uma criança tocar um animal, ela terá medo!
Prever a resposta a fatores externos;
Os fatores externos se sobrepõe aos fatores internos.

Concepções de Aprendizagem:
Desenvolvimento e aprendizagem são processos coinscidentes;
A aprendizagem se dá através de estímulos externos;
A experiência é de suma importância e a aprendizagem é o foco central.

Lugar do “erro”:
Não há o estímulo correto para haver a resposta certa;
O resultado é com base no desempenho.

Teoria Inatista-Maturacionista

Principais Teóricos: Alfred Binet e Arnold Gesell

Fatores Internos e externos que interferem no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem:
Fatores internos: hereditariedade, fatores biológicos, processo de maturação;
Fatores externos: o meio ambiente, o social, a sociedade;
Os fatores externos são mais importantes.

Concepções de Aprendizagem:
O que a criança aprende no decorrer da vida não interfere no processo de desenvolvimento;
A aprendizagem depende do desenvolvimento.

Lugar do “erro”:
A maturação é importante para a aprendizagem.

Teoria Humanista

Principal teórico: Carl Rogers
Fatores Internos e externos que interferem no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem:
A idéia de mudança de comportamento através da aprendizagem significativa;
O comportamento do ser humano está sempre em busca de autonomia;
Cada pessoa possui em si mesmo as respostas às suas dúvidas e problemas;
Pessoa inteira, inacabada.

Concepções de Aprendizagem:
A aprendizagem vai formando o conteúdo de cada um;
Aprendizagem centrada na pessoa;
O professor precisa ver/ perceber que ensinar é desafiar a pessoa a confiar em si mesmo e dar um novo passo em busca de mais.

Lugar do “erro”:
O erro é algo normal e precisamos nos colocar no lugar dessa pessoa, sermos sensíveis a ela e tentar auxiliá-la.

Teoria Construtivista

Principal Teórico: Jean Piaget

Fatores Internos e externos que interferem no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem:
A idade cronológica da criança influencia no seu processo de aprendizagem, pois, segundo Piaget, há limitações cognitivas em cada fase;
Ao mundo exterior são atribuídos os produtos de nossa própria atividade mental;
A exteriorização e o egocentrismo são eixos significativos dessa teoria.

Concepções de Aprendizagem:
A aprendizagem se dá através dos estágios de desenvolvimento cognitivo. São eles:
- primeiro ano de vida;
- período pré-operatório;
-período operatório concreto;
período operatório formal.
A aprendizagem acontece através das vivências e experiências da criança.

Lugar do “erro”:
O erro é construtivo, ou seja, errando a criança terá a oportunidade de acertar;
O erro não é algo negativo, mas um processo pelo qual se passa visando acertar. Ou seja, o erro faz parte da aprendizagem.

Abordagem Histórico-Cultural

Principal Teórico: Vygotsky

Fatores Internos e externos que interferem no desenvolvimento humano e no processo de aprendizagem:
Os fatores sociais e culturais influenciam no desenvolvimento intelectual;
O conhecimento existe na cultura e é internalizado pelas crianças;
A inteligência é constituída a partir das relações recíprocas do homem com o meio;
O desenvolvimento do indivíduo pode sr compreendido também através dos níveis de desenvolvimento real e potencial;o ser humano constitui-se na sua relação com o outro; estas relações são mediadas por sistemas simbólicos.

Concepções de Aprendizagem:
Aquisição do conhecimento pela interação do sujeito com o meio;
A aprendizagem resulta em desenvolvimento;
A aprendizagem é a força propulsora do desenvolvimento intelectual. O desenvolvimento mental só pode realizar-se por intermédio do aprendizado. O aprendizado, adequadamente organizado, resulta em desenvolvimento mental.

Lugar do “erro”:
O erro faz parte do processo de aprendizado, mas o professor deve apontá-lo sempre pra que a criança o corrija. Não se pode esperar que o aluno descubra sozinho o que errou.


Como podemos perceber, desde o início dos tempos, os estudos a cerca do conhecimento, já deram um grande salto e evoluíram muito. Pensando nessas teorias e no uso de tecnologias na educação infantil, é possível concluir que hoje, usamos muito as teorias de Vygotsky e Piaget. Pois, com o computador a criança está interagindo com o mundo externo e, é essa interação que produz conhecimento, ou seja, somente com a experiência produzimos aprendizagens significativas.
Com o uso das tecnologias digitais na educação infantil, estamos tornando essas aprendizagens significativas, estamos, com a interação, fazendo com que as crianças aprendam a lidar com as tecnologias que fazem parte dessa era digital.
Os jogos educacionais do Positivo são uma forma de aprendizado através da interação, pois, com o mouse e com a observação do que está dizendo a tela do computador, a criança pode responder á perguntas como: longe e perto, fora e dentro, menor e maior, etc.
Podemos concluir que, o ensino de informática na educação infantil, nada mais é do que uma “ramificação’ das teorias de Vygosky e Piaget, ou seja, a prática de uma teoria de aprendizagem.


Referências

CRUZ, Maria Nazaré da, FONTANA, Roseli A.C. Psicologia e trabalho pedagógico.
WADWWORTH, Barry. J. Piaget para o professor da Pré-escola e 1ºgrau. São Paulo: Biblioteca Pioneira de Ciências Sociais, 1984.

2 comentários:

TAMARA disse...

Colegas! Muito legal vocês darem uma breve resumo das teorias da aprendizagem, porém percebo que falta qual a teoria que melhor se encaixa com o tema do projeto de você!!!???

Paula disse...

Ok, Tamara, mas tu percebeste que colocamos que estamos mais identificadas com Piaget e Vygtsky no final do texto?
Caso não tenha ficado claro, nos avise então, ok?