sexta-feira, 28 de novembro de 2008

OBSERVAÇÃO DAS AULAS DE INFORMÁTICA DE TURMAS DA ED. INFANTIL

As nossas observações foram realizadas numa escola municipal de educação infantil em São Leopoldo. Em nossas observações, com turmas de diferentes faixas etárias, percebemos muito forte o entusiasmo das crianças em utilizar o computador, em jogar, pintar, desenhar, etc.
A cada finalização de jogo eles "corriam" com o mouse para reiniciá-lo, ou mudar de jogo e jogavam, cada umd e uma vez. Se um colega não sabia, outro o auxiliava.
Quando a professora do laboratório dizia "pronto gente, terminou a aula", todos queriam continuar no laboratório e apresentavam certa resistência para deixá-lo e seguir para sua sala de aula. Assim, percebemos o quanto a criança está aberta ao novo, ao inédito, ao inusitado.
A professora os auxiliava nas dúvidas e dizia qual atividade deveria ser realizada. As turmas são divididas, pois são compostas por grande número de crianças e o laborátorio é pequeno, dispondo de apenas dois computadores educativos do positivo. Normalmente, as aulas são de 20min e cada turma que vai tem, em torno, de 8 alunos, no máximo.
Como há turmas em que as aulas são na parte da manhã e algmas crianças só vão na parte da tarde, elas têm aulas "exclusivas" de informática, isto é, pode haver apenas uma criança da turma que não pôde ir naquele horário, ela terá aulas em outro horário sozinha com a professora, quase como uma "aula particular".
Pudemos perceber poucos momentos em que algumas crianças, cansadas de ficar na frente do computador, não faziam a atividade com vontade e/ou motivação, pois seu interesse maior era ir brincar no pátio.
Com as crianças que conversamos, praticamente 100% delas adoram as aulas de informática, apenas 2 disseram que não gostam muito mas que vão.
Então, podemos concluir que as aulas de informática fazem diferença na vida deles e que auxiliam em seu desenvolvimento de alguma maneira. Além disso, podemos dizer que essas aulas são muito prazerosas a eles e repletas de descobertas e contrução de valores, como a solidaridade, muito presente quando um colega não consegue realizar as atividades.

Nenhum comentário: