sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Texto 11: Os Softwares Educativos são Interativos?

O texto ¨Os Softwares Educativos são Interativos?¨ de Joanez Aparecida Aires e Edel Ern, anlisa o que um Software Educativo precisa para se tornar interativo. Primeiramente nos apresenta definições sobre o que é interação e interatividade. Apresenta interação como sendo “correspondente à ação que se exerce mutuamente entre duas ou mais coisas ou pessoas, ação recíproca, e não de uma coisa ou pessoa”. E a partir da análise do autor Marco Silva explica o que é interatividade, “o termo interatividade foi posto em destaque com o objetivo de especificar um tipo singular de interação, e tal atitude justifica-se pelo fato de o termo interação ter se tornado tão vasto a ponto de não mais suportar uma especificidade”.O texto também compara “interação mútua” e “interação reativa”. Sendo a primeira com sistema aberto, fluxo dinâmico e em desenvolvimento e interface virtual, enquanto a reativa possui sistema fechado e fluxo em forma linear e pré-determinado.Para fazer a análise de um software em relação à sua interatividade, foram analisados os aspectos hipertexto e interatividade mútua. Chegando a conclusão de que o software precisa comtemplar o aporte e suporte técnico do hipertexto possibilitando ao usuário do programa indexar e buscar informações de acordo com o seu interesse, permitindo, dessa forma, que os conceitos a serem apreendidos, obedeçam à lógica do seu raciocínio e não à estabelecida pelo programador daquele software. Em relação a interação mútua, os conteúdos devem ser estudados de modo relacional, como um sistema aberto, onde os conteúdos são interdependentes, interferindo e se deixando interferir durante a construção do conhecimento. O fluxo deve permitir ao usuário agir criativamente mediante uma situação proposta pelo programa e ter autonomia. A interface deverá denotar menor esforço ao usuário, ser intuitiva, permitir autonomia de navegação e fazer uso dos recursos possiblitados pela multimídia.

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