quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Software Educativo

Pensando o blog como um software educativo podemos dizer que ele é interativo; pois, durante construção dele, fizemos relaçoes, pesquisamos, questionamos, ouvimos nossas curiosidade e relacionamos as aprendizagens com o mundo real, com a nossa realidade como educadoras.
Tivemos autonomia para para buscar, para construir e reconstruir dúvidas e certezas, para interagirmos com a rede, com os colegas, etc. E, de acordo com Aires

"para que um software educativo seja interativo (apresente interatividade mútua), segundo o embasamento teórico adotado, é necessário que seja estruturado na forma de hipertexto, isto é, segue a característica da não linearidade do cérebro para indexar e processar informações, apresenta uma visão sistêmica aberta dos conteúdos, ou seja, aborda-os de forma relacional e integrada ao mundo "real" do indivíduo, dando sentido àquele conhecimento apreendido e a noção do todo; o fluxo das informações nele contidas apresenta o caráter de ser dinâmico, ou seja, o usuário pode agir criativamente frente a uma situação proposta pelo programa, tem autonomia."

Assim sendo, acreditamos que o blog, como um projeto de aprendizagem, possibilita que haja relações entre os saberes, permite a troca de experiências e proporciona que o internauta interaja com o conteúdo, além de, normalmente, poder criar diálogos através dos comentários, por exemplo.
Vendo esses avanços tecnológicos voltados para a educação e que proporcionam aprendizagem através da curiosidade, da busca constante, onde os grupos são formados por níveis de interesse (o que torna o projeto mais rico), está mais do que na hora de "abrirmos" nossos olhos para o novo e utilizarmos softwares educativos e interativos para melhorar e aprimorar a nossa prática docente e, então, adentrarmos esse novo paradigma da comunicação.

Nenhum comentário: