sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Nova Entrevista realizada com uma professora de Informática da educação infantil

Para planejar suas aulas, você utiliza um projeto de ensino ou de aprendizagem?
Utilizo os dois, porém com ênfase no projeto de aprendizagem.

Você segue qual linha teórica? No que você acredita?
Não sigo uma única linha. Creio que todos os teóricos têm uma grande sabedoria e devemos utilizar um pouquinho de cada e pôr em prática.

De que forma você pensa que a criança "obtém" o conhecimento que você "passa" à eles?
A criança aprende através de brincadeiras, do lúdico. Utilizo materiais concretos, assim eles apendem brincando e interagem com o computador.

Você e a professora titular da turma conversam à respeito das atividades a serem trabalhadas no laboratório de informática?
Sim. Também temos o caderno de planejmento que fica na sala do planejamento, então as professoras deixam atrás uma descrição do próximo projeto a ser trabalhado para que eu possa colher materiais e pesquisar técnicas e métodos para introduzirmos e desenvolvermos o trabalho no caso, o projeto com a turma.

A interação com o computador é o único meio de haver aprendizagem? Apenas interagindo a criança aprende?
Não. A criança interage mas também cria significados do tipo que todo ação tem uma reação (por exemplo, o mouse). A maneira mais apropriada é interagir mas também utilizar o lúdico.

No seu ponto de vista, o conhecimento, no que diz respeito à informática, se dá de que forma?
Se dá de uma maneira gradual e significativa, a criança interage e obtém o aprendizado.

Existe diferença entre o conhecimento adquirido na sala de aula e no laboratório de informática?
Cda um tem suas peculiaridades; os dois ambientes são p´roprios para a aprendizagem. A resposta está na maneira como é passado e adquirido e este conhecimento, sendo de suma importância, ser significtaivo.

Nenhum comentário: