quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

ENTREVISTA COM UMA PROFESSORA TITULAR DE TURMA

Você considera importante, aulas de informática na educação infantil? Por quê?
Depende da forma que as aulas são conduzidas. Ou seja, se o professor utiliza o computador de forma que ele seja um objeto desafiador e que desperte a curiosidade nas crianças, ele é muito importante; pois sendo assim, ele está contribuindo com o processo de aprendizagem das crianças, inclusive enriquecendo o trabalho. No entanto, se o computador é utilizado de forma inadequada, onde simplesmente as crianças "brincam", sem a intervenção do adulto, acredito que as aulas de informática se tornam um mero passatempo.
Porque é tão difícil para os professores incluírem-se no mundo digital?
Na minha opinião, o computador sempre pareceu algo muito complicado, principalmente para as pessoas que não tiveram contato com ele desde cedo, como hoje em dia nossas crianças já tem. No entanto, acredito que isso já vem mudando, pois à medida que o mundo foi ficando mais globalizado e a internet virou algo que algumas pessoas não "vivem sem", os professores também estão se vendo obrigados a saber sobre o mundo digital.
As aulas ministradas no laboratório de informática condizem com o seu projeto em sala de aula?
Não.
De que forma você percebe que as aulas de informática estão auxiliando no desenvolvimento de seus alunos? Você percebe alguma diferença neles?
Estou a pouco tempo na escola, por isso não posso avaliar com profundidade. No entanto, percebo o contentamento deles nestes momentos, mais pela diversão que lhes é proporcionado, do que pelo trabalho desenvolvido.

Nenhum comentário: