sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Cecília Ramal nos mostra uma realidade que daqui alguns anos, irá ocorrer! Pena, que essa realidade não é agora... Esse texto nos faz refletir mudanças que são necessárias nas escolas, mas que sempre continuam as mesmas.
Concordo e acredito que não levará muito tempo para que tudo mude e para melhor; principalmente no que diz respeito á aumentar o conhecimento dos alunos, mesmo estes já trazendo alguns.
Se continar assim, do jeito que está, jamais nossas práticas irão se transformar em práticas na cibercultura.
Hoje já estamos vendo mudanças nas práticas escolares, o surgimento da internet que só veio a auxiliar nesse processo de mudança.
Antigamente, a informação era pouca e haviam inúmeras dificuldades para consegui-la; hoje, a informção está ao nosso alcance, com a televisão, rádio, e a própria internet, onde só precisamos abir links e pesquisar!
Enfim, pensar nessa nova forma de educar, de fazer aprendizagem, de ser aluno e de ser professor, é o primeiro passo para que possamos utilizar a tecnologia ao nosso favor, chegar à utilização da cibercultura nos meios escolares, nas tarefas... Onde as turmas não mais precisarão ser organizadas unicamente por idades, mas por níveis de interesse, onde todos aprendam juntos e não necessariamente ao mesmo tempo e da mesma forma... Esse é o sonho, a promessa do futuro e nós, professores, precisamos começar, ao menos engatinhar nessa nova idéia!!!

2 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

É... pensar... refletir sobre a prática... e experimentar novas metodologias, que deem conta destes alunos nativos digitais!

Paula disse...

Isso. Esperamos conseguir!!
Obrigada!
Paula