segunda-feira, 15 de setembro de 2008

NOSSO PROJETO

Este projeto tem como objetivo refletir como as aulas de educação digital estão/são vistas pela escola e, sobretudo pelos professores da educação infantil.
Perceber o quanto o mundo digital pode auxiliar nas aulas da educação infantil.
Entrevistar alunos da educação infantil no intuito de ver o que poderia ser feito para que as aulas fossem mais interessantes para os nativos do mundo digital.
Observar aulas no laboratório de informática em escolas de ed. infantil, turmas de 4 a 5 anos, como a sua interatividade com o computador está sendo manejada e como eles encaram esse, para muitos considerado, fenômeno do mundo moderno.
Buscar saber o quanto as atividades pensadas para as crianças da educação infantil mudam a cada nova turma/cada ano
Conhecer as atividades propostas por professores de informática de acordo com a realidade da escola e as expectativas dos alunos.

Dúvidas temporárias
Porque é tão difícil para os professores, de modo especial trataremos os que estão ligados a educação infantil, incluir-se no mundo digital?
Porque há aulas de informática para crianças da educação infantil?
Será que é realmente importante para elas esse tipo de aula nessa faixa etária? E os Qual a formação do profissional que trabalha informática na educação infantil? Eles têm conhecimentos pedagógicos ou possuem apenas conhecimentos técnicos?
Que tipo de atividades são/seriam ideais pra trabalhar com educação infantil em um laboratório de informática?


Certezas provisórias
Como certezas provisórias, nós concordamos que as crianças estão mais aberta para o novo que os adultos. Isso não significa que elas aprendem mais que os adultos, mas sim que se arriscam mais e não se escondem do desafio.
Elas são capazes de enfrentar melhor seus desafios na área da informática, especialmente se bem estimuladas e incentivadas.

Planejamento e Metodologia
Faremos entrevistas com crianças de educação infantil com questionários fechados, usando apenas sim e não como resposta.
Entrevistaremos professores titulares de turma de educação infantil para relatar como eles vêem a ferramenta digital nas aulas.
Entrevistaremos também professores de informática de educação infantil para verificar o que ensinam e como ensinam informática para essa faixa etária. Também queremos verificar a formação específica deste profissional.


2 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

muito interessante a temática meninas, e muito trabalho pela frente!!!

já encontraram material?

sugestão

http://www.ulbra.tche.br/~kborges/bib/liliana.PDF


bjs

Paula disse...

Obrigada pela dica, Daiana!
Já encontramos o material.