domingo, 28 de setembro de 2008

Ensino e Aprendizagem através dos Weblogs

Os weblogs são uma criação um tanto quanto recente da explosão que é a internet. Uma ferramenta que permite a publicação e discussão de pesquisas, textos e podem servir, também, como um diário pessoal. Po restarem na rede, os weblogs são de livre acesso a todos "navegadores de plantão", o que torna possível que estes comentem e colaborem nas discusões abertas.
Na educação, os weblogs vêm para revolucionar e surgem como uma forma de pesquisa e de projetos capazes de mudar a forma de avaliação dos alunos e da própria relação professor-aluno.
E é isso que ba escola precisa: mudança! Através dos projetos nos weblogs, o professor não é mais o centro do conhecimento; pois, o aluno é um pesquisador e já possui seus próprios conhecimentos de vida. Além disso, s cada pessoa tem seu tempo próprio e aprende diferente do outro, por que avaliá-los da mesma forma? Esse é um dos pontos positivos do blog e do ensino-aprendizagem através de pesquisas e criações de weblogs. Onde, o aluno é avaliado pelo conhceimnto que construiu e não pela "decoreba" de erros e acertos numa prova com dia e hora macada (como se conhecimento tivesse dia certo para acontecer). Prova essa que é incapaz de valorizar o que foi construído pelo aluno!
Não queremos aqui dizer que é certo ou errado a avaliação do aluno através de provas escritas, mas mostrar que essa não precisa ser a única forma de avaliação; pois, conhecimento se dá través da experiência, da vivência e da própria aprendizagem.
Mas para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra através dos weblogs é preciso, primeiramente, que o professor se desprenda do tradicional, do converncional e se possibilite uma nova forma de ensinar.
Eis algumas indagações para se pensar:
- Por que não usar novas formas de ensino e aprendizagem em nossas salas de aula?
- Por que copiar, ler e responder é a "única" forma de ensinar? Por ser mais cômodo?
- Por que usa-se os laboratórios de informática e a própria tecnologia digital apenas como suporte de aprendizado, de aprensentação de trabalhos e não como ferramentas para esse processo de construção do conhecimento?
- Você, professor, já pensou e/ou refleit sua maneira de ensinar e já percebeu se esta atraí ou não seus alunos no processo de apendizagm?
São essas algumas questões a se pensr sobre a utilização de weblogs como ferramentas de ensino-aprendizagem. Fica o recado de fazermos a diferenaça na nossa sala de aula!
E, para vermos o quanto esse assunto sobre o uso da tecnologia como forma de ensino-aprendizagem está "na moda" nos dias de hoje, a revista Nova Escola publicou, no mês de setembro, um artigo com o seguinte título: "o melhor do computador", segue abaixo um link, caso você queira se aprofundar no assunto:
E um texto que fala sobre o fenômeno dos weblogs (texto-base para a construção dessa publicação):
O que você pensa sobre o assunto???

Nenhum comentário: